sábado, 27 de abril de 2019

TOMÁS DE AQUINO

Tomás de Aquino nasceu pelos fins de 1224, em Roccaseeca, na região de Nápoles, de uma família nobre.

A figura de Tomás de Aquino (1225-1274 EC) é emblemática no contexto do pensamento da Idade Média. Do ponto de vista da Teologia Cristã, não há qualquer dúvida de que Tomás foi a grande figura do período. Ele recebeu vários títulos apreciativos: "Doutor Angélico", "Doutor Comum", "Doutor Universal", "Divino Tomás", dentre outros. A proeminência de sua obra teológica poderia levar a pensar que esse foi o único campo do saber no qual ele atuou com excelência, ou pelo menos que foi o principal. Todavia, sabemos que suas demais contribuições filosóficas foram importantíssimas e duradouras.

A excelência filosófica de Tomás é hoje menos conhecida, dentre outras razões, porque a Filosofia Medieval como um todo é pouco conhecida. Porém, os últimos anos têm testemunhado um crescente interesse e um número considerável de publicações dedicadas justamente aos pontos centrais da filosofia de Tomás. As generalizações apressadas encontradas em biografias resumidas de filósofos ou em apresentações "sintéticas" de correntes filosóficas propagam muitas vezes a noção de que há uma "filosofia aristotélico-tomista". Essa abordagem sugere que Tomás apenas continuou ou explicou o pensamento de Aristóteles.

A rigor, tal ponto de vista se mostra inadequado. A razão para o recusarmos é justamente o fato de que nos quinze séculos ou mais que separam Aristóteles de Tomás a Filosofia se desenvolveu em aspectos que Aristóteles não contemplou e nem poderia ter contemplado, pois o estoicismo, o ceticismo, o neoplatonismo e o cristianismo lhe são temporalmente posteriores. Obviamente, há uma relação muito próxima entre a filosofia do Estagirita e elementos importantes da filosofia de Tomás, pois este último dedicou muito de sua impressionantemente e extensa obra a comentar e a explicar a obra de Aristóteles. Entretanto, há sinais claros de que Tomás tratou de temas e questões das quais Aristóteles não tratou, pelo menos não de maneira explícita.

Como acontece com as principais correntes filosóficas, há uma boa medida de controvérsia na identificação de uma nota fundamental da filosofia de Tomás. Um grande número de especialistas, sobretudo aqueles ligados às leituras de Tomás do início do século 20 EC, insiste que o tomismo é, sobretudo, uma filosofia realista, pois consideram que Tomás parte da realidade em suas análises.

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