quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

O Pensamento de Protágoras

¨Estou longe de negar a existência quer da sabedoria quer do homem sábio; precisamente aquele homem que , produz  uma modificação em nós. Mas eu penso ,que se a disposição da alma é má , ter-se-ão opiniões conforme com ela;uma boa disposição, pelo contrário, faz ter opiniões diferentes e adequadas a essa disposição; alguns ,chamam-nas verdadeiras , enquanto eu as chamo de melhores do que as outras , mas nunca de mais verdadeiras¨
                           (Protágoras)


Protágoras nasceu por volta de 481 A.C em abdera , Grécia . Tornou-se conhecido em Atenas por ensinar arte retórica , firmando-se como o mais fabuloso dos sofistas profissionais. Segundo dizem ,não cobrava pelas aulas para ficar rico , mas ensinava que o aluno devia se desprender tanto do dinheiro , como dos valores e bens mundanos.   No inicio de sua obra ¨A verdade¨ , encontramos a tese fundamental que enunciou : ¨ O Homem é a medida de todas as coisas¨ 

Para Protágoras , cada indivíduo é a medida do que é e do que não é . Nesse sentido , em um diálogo com Teeteto , Sócrates expõe o pensamento desse sofista: ¨...sendo eu , por isso mesmo o único juiz , de acordo com o que diz Protágoras,em condições de dizer que as coisas que são para mim existem mesmo, e também que as que não são para mim não exitem¨ (Platão) . Em outras palavras , o ser não nos aparece senão na figura do próprio homem.

a doutrina de Protágoras sugere uma relatividade de valores . Nela , todos os argumentos são equivalentes . Só a retórica tem o poder de apaixonar e de persuadir as pessoas a seguirem uma opinião melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário