quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Sinestesia

Tente imaginar uma salada de museu onde as formas de uma obra de arte despertam sabores amargos em sua boca ou as variações de tom de uma pintura evocam notas musicais . Esse tipo de percepção é comum em pessoas com sinestesia, fenômeno sensorial raro no qual os sentidos se cruzam. A hipótese aceita é que ela tem origem genética. Porém , um estudo da universidade da Califórnia revela que recém-nascidos apreendem estímulos de maneira sinestésica.

A psicóloga Katie Wagner mostrou a bebês de até 8 meses de idade e a adultos imagens de círculos ou triângulos sobre um fundo colorido, cada metade de uma cor ;vermelho , azul,amarelo ou verde. Segundo ela , as crianças olhavam por mais tempo para um desenho que associava círculos ao tom verde, por exemplo, do que para outro que reunia essa mesma cor , o que sugere a sinestesia.


  • A associação foi mais expressiva em bebês de até 3 meses e praticamente inexistente nos de mais de 8 meses e nos adultos. O experimento reforça a ideia de que eles apreendem a realidade de forma difusa ¨talvez seus filtros de percepção não estejam treinados para focar determinados estímulos , como no caso dos adultos . Com o tempo , essa ¨linha cruzada¨sensorial tende a desaparecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário